Imprensa Home Port Ing Esp

Equipos

1. Quando deve ser utilizado o equipo EQL foto ?

R.: O equipo EQL foto é um equipo foto-protetor. Este tipo de equipo é indicado para a infusão de drogas fotossensíveis, que são as drogas que sofrem alterações em suas propriedades originais sob a ação dos raios ultra-violetas da luz. O equipo foto-protetor deve permitir a visualização da solução em toda a sua extensão, proporcionando adequada monitorização da infusão. Portanto, o uso de papel alumínio ou qualquer outro material que impeça a visualização da solução no interior do equipo não é recomendado.


2. O que significa a expressão "a droga sofreu adsorção no equipo" ?

R.: Esta expressão quer dizer que a droga ficou grudada sobre a superfície da parede interior do equipo. A adsorção é a capacidade que uma substância tem de aderir-se a uma superfície, sem ser absorvida por ela. Podemos fazer uma analogia com um giz sobre o quadro negro. O giz se adere à superfície do quadro ,que não o absorve. Ao passar o apagador sobre a superfície do quadro negro o giz se solta e o quadro negro continua com a mesma composição anterior. Algumas drogas, tal como a insulina, podem sofrer adsorção quando infundidas em equipos comuns, constituídos à base de PVC (polivinil cloreto). Com isso , o paciente pode deixar de receber a concentração necessária da droga para atingir a resposta terapêutica esperada. Neste caso , o ideal seria o uso de equipos que possuam sua parede interna constituída a base de PE (polietileno), PU (poliuretano), ou PP (polipropileno), que são resinas poliolefínicas, normalmente inertes quimicamente a ação de drogas.

Nota: sempre consultar a bula da droga, seguindo todas as orientações de manuseio e administração estipulados por seu fabricante.

3. Qual a vantagem dos equipos "livres de PVC" ?

R.: Os equipos livres de PVC, como o próprio nome diz, são equipos que não são constituídos de PVC ( polivinil cloreto).
A preocupação com os equipos de PVC está relacionada com um componente químico chamado DEHP. (dietilhexilftalato), utilizado para proporcionar flexibilidade aos equipos de PVC.
Em contato com o PVC, algumas drogas tem a propriedade de liberar o DEHP da parede do tubo, que é integrado à solução de infusão. Em grandes quantidades, o DEHP pode ser tóxico ao fígado, principalmente quando infundido em grávidas e crianças.
Neste caso, mais uma vez , o ideal seria o uso de equipos que possuam sua parede interna constituída a base de PE (polietileno), PU (poliuretano), ou PP (polipropileno), que são resinas poliolefínicas, normalmente inertes a ação de drogas.

Nota: sempre consultar a bula da droga, seguindo todas as orientações de manuseio e administração estipulados por seu fabricante.

4. Qual a principal característica de um equipo modelo EQM ?

R.: Em nossa linha de equipos, os modelos que possuem em sua nomenclatura a sigla EQM são caracterizados pela presença de uma câmara graduada de 150 mL (bureta).
Estes equipos com bureta são comumente utilizados na assistência prestada para pacientes com restrição hídrica, pacientes de pediatria e principalmente em neonatologia, pois proporcionam importantes benefícios, tais como: 
  • maior confiabilidade entre o volume nominal e o volume real de infusão quando comparada a dos frascos de soro, (precisão da graduação da bureta é superior a dos frascos de solução comuns);
  • possibilita a infusão de volumes pequenos;
  • possibilita realizar infusões intermitentes;
  • limita a infusão de volumes especificados em prescrição médica, diminuindo os riscos de sobre-infusão ou sub-infusão.
  • Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão